Universo Runner
contato@universorunner.com.br

Passaportes, Vistos, Seguro Saúde e Vacinas

Viajar exige antecedência. Verifique a data da prova que deseja fazer e veja se há tempo hábil para ir atrás de toda a documentação necessária.

passaporte 1

Para quem vai viajar por o exterior, fora do Mercosul onde a identidade é aceita, o passaporte é o principal documento. Para quem já tem passaporte, a primeira coisa é verificar a validade: ela deve ser no mínimo até a data de seu retorno ao Brasil. Caso vá para algum país que exija visto (ex: Estados Unidos, Austrália etc.), o mínimo necessário são 6 meses. A União Européia solicita passaporte com validade de 6 meses a contar da data do embarque. Confira esta informação sempre antes de embarcar para garantir tempo hábil de fazer outro passaporte se for necessário. Caso você não tenha passaporte, entre no site da Polícia Federal. No site (veja a lista abaixo), você encontra a lista com toda a documentação necessária. Só há emissão de passaporte em algumas cidades brasileiras, portanto, programe-se com antecedência caso necessite viajar. A entrega do passaporte, segundo o site da Polícia Federal, é em até, no máximo, cinco dias contados a partir do envio dos dados pelo departamento.

Como tirar o passaporte: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

Documentação Necessária: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria

O visto é exigido somente em alguns países. Às vezes entrevistas são solicitadas, como é o caso dos Estados Unidos. Em outros países, o visto é dado na entrada do país. Cada nação tem uma regra. Verifique o que cada um exige. Na Europa é norma exigir seguro saúde, passagem de ida e volta e a reserva dos hotéis. Ao desembarcar, mantenha o passaporte, a passagem e os seus vouchers num local de fácil acesso. Esses documentos serão solicitados.

Visto Americano: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/nivvisto

Lista de consulados: www.consulados.com.br

Vistos: http://www.vistos.com.br/?utm_source=Xtravel&utm_medium=web&utm_campaign=Dicas

seguro saúde é importante em qualquer viagem, principalmente para quem vai correr. E como já foi dito, em alguns países é obrigatório. Ao contratar o seguro, avalie que tipo de cobertura você acredita ser a necessária e observe não só as coberturas principais; cheque se o plano cobre doenças preexistentes, pois há diferença grande de preços, portanto pesquise. Se comprou um pacote, analise se há o seguro e se ele atende suas necessidades; informe ao corretor o tipo de viagem – cláusulas podem anular o seguro; e solucione as dúvidas na SUSEP – a superintendência dos seguros privados (0800 021 8484).

Em alguns países são exigidas algumas vacinas, como, por exemplo, a da febre amarela. Ao viajar para o exterior, lembre-se de que a carteira de vacinação nacional não é válida. Dirija-se até algum Centro de Orientação ao Viajante (normalmente em aeroportos) com seu Cartão Nacional de Vacinação em mãos para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação. Procure o portal da Anvisa e se informe.

Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/

dinheiro

Com relação às formas de pagamento, você pode levar dinheiro em espécie, cartão e traveller checks. É seguro levar uma quantia para pagar pequenas despesas diárias, mas nas grandes cidades você sempre terá a possibilidade de sacar valores com seu cartão (caso seja internacional) em terminais e caixas. Só não esqueça de liberar o seu cartão para uso no exterior e verificar as taxas de uso e câmbios utilizados.

Clique aqui e vá para o 3º Passo: Comprar Pacote ou Serviços em Separado